Aperfeiçoe sua prática docente
Inscreva-se

Para quem

Docentes de todos os níveis de ensino.

Investimento

Mentoria em grupo*:
R$45/h por pessoa

Mentoria individual:
Valor sob consulta

*Grupo de até 15 pessoas.

A mentoria é uma abordagem pedagógica eficiente que permite aperfeiçoar e ampliar a prática profissional de professores desde a formação inicial até a formação continuada

Pensando nisso, o Instituto Anima com toda a sua expertise no assunto, criou um programa exclusivo de mentoria que permite ao docente expandir seu repertório de práticas e se conectar com outros docentes formando uma comunidade de prática.

Valorizando a sua experiência, a mentoria tem como objetivo ampliar o seu conhecimento por meio de ciclos de mentoria individuais e em grupo, observação por meio de vídeo das práticas em sala de aula e realização de devolutivas, feitas presencialmente ou de forma remota.

Orientação, desenvolvimento e apoio de professor para professor.

  • Amplie o seu repertorio de metodologias de ensino;

  • Conte com o apoio dos nossos especialistas para melhorar ainda mais a sua prática e o planejamento das suas aulas;

  • Faça parte de uma comunidade de aprendizagem e prática docente.

Dinâmica dos encontros:


• A cada encontro, serão trabalhados e discutidos temas pré-definidos em conjunto com a comunidade de aprendizagem.

• O docente ou mentor apresentará a proposta da atividade que será desenvolvida e gravada na sala de aula dos participantes, presencial ou on-line.

• Os participantes devem gravar e submeter trechos curtos da experiência com a atividade em sala para receber a devolutiva do mentor.

As devolutivas serão realizadas em momentos síncronos e presenciais em duas etapas:

Devolutiva em pares: realizada entre dois participantes.

Socialização de vídeos: estudo dos casos apresentados pelos próprios docentes

Temas:

Avaliação no ambiente online

Ferramentas digitais para aulas online

• Práticas de trabalho em grupo para aulas online

• Metodologias Ativas para aulas online


Mentores:

Alessandra Silva

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Anima; Docente do PED Brasil Instituto Ânima; Formadora de Formadores da Rede PED Brasil; Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Fernanda Sarmento

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2009), mestrado em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2011) e doutorado em Medicina – Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2015). Na Ânima Educação trabalhou na Vice-Presidência Acadêmica com o programa de formação de professores (2017-2018). Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Anima, coordenando o Programa de Especialização Docente (PED Brasil).

Verônica Figueiredo

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, linha de Currículo. Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com habilitação em Supervisão, Administração Escolar e Metodologias. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação no Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH; docente do Programa de Especialização Docente – PED-Brasil, foi assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte para elaboração das Proposições Curriculares da Educação Infantil; foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas – MG para elaboração do Marco Curricular da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio – também na modalidade EJA, presta consultoria particular em escolas elaborando currículos e realizando formação docente nas áreas avaliação, organização do tempo e espaço escolar, currículo, metodologias do processo de ensino, alfabetização e Letramento e outras.

Leonardo Gomes Oliveira

Graduação em Matemática Licenciatura pela UFSCAR, Mestre em Matemática Pura pela USP e também um mestrado em Matemática pela University of Southern California, e durante esse período de dois anos foi professor assistente da mesma instituição. Entre 2012 e 2014 lecionou na Universidade Federal de Uberlândia. Em Florianópolis, se tornou professor da Escola Internacional UniSociesc, e da Faculdade UniSociesc onde trabalha até os dias atuais. Em 2018 participou do curso de especialização, o Programa de Educação Docente (PED) pela Universidade de Stanford. Essa pós-graduação em ensino da matemática, levou o professor a estudar e trabalhar com formação continuada e mentoria de professores de matemática.

Naiane Loureiro

Doutora e Mestre em Ciências Sociais; Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, especialista em Temas Filosóficos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Centro Universitário UNA e do Unibh. Coordenadora de projetos no Instituto Ânima, Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura. Conselheira Suplente do Conselho do Idoso de Belo Horizonte.

Wallison Ferreira de Carvalho

Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Doutorando em curso na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na área de Aprendizado de Máquina aplicada na educação. Especialista em Training of Trainers e também em Teaching and Learning In Higher Education ambas pela University of Tampere (UTA) Tampere/Finlândia. Possui 20 anos experiência em docência na graduação e pós-graduação em instituições de ensino de Belo Horizonte e experiência em gestão acadêmica atuando como coordenador de cursos de Engenharia e TI por mais de 10 anos.

Magali Deckert Arndt

Licenciada em Matemática e Física (URI/RS). Pós-graduada em Física (UFRGS/RS). Mestre em Ensino Científico e Tecnológico (URI/RS). Especialista pelo Programa de Especialização Docente (PED Brasil/Stanford). Habilitada em Formação de Formadores (PED Brasil/Stanford) as duas ultimas formações foram desenvolvidas em parceria pelo Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford na Califórnia/EUA e o Instituto Canoa/SP. Experiência de 24 anos em Educação e 09 anos gestora de Instituição de Ensino. Docente desde a Educação básica (UNIVALI/SC), Ensino Superior (UniSociesc/FGV/SC) e Pós-graduação (INSTITUTOÂNIMA/SP). Autora colaboradora da FTD. Redatora chefe da central do Investidor – Parceiro Experato Investimentos.

Marcos Tofolli

Professor formado no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestrado e doutorado em Currículo e Formação de professores; Graduado em Física pela USP; Coordenador do PED da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/ Instituto Anima; Mentor do PED Brasil/ Instituto Ânima.

Marcia Hauss

Mestre em Educação Matemática (PUC Minas), especialista em Educação Matemática (PUC Minas), Licenciada em Matemática (UFMG), Extensão Universitária no programa De Especialização Docente do Centro Lemman da Escola de Educação da Universidade de Stanford. Atuou como gerente de Formação docente, responsável pela formação em profissionalização docente dos professores da Anima Educação. Atou como coordenadora pedagógica em escolas da educação básica. Professora do programa de pós graduação PED Brasil, professora da Graduação do UNIBH, formadora de professores da educação Básica e do Ensino Superior.

Heloisa Mendonça Sousa do Ó Benzi

Mestre em Engenharia de Produção na área de Gestão do Conhecimento (UniSociesc). Psicopedagoga formada pelo Instituto Sedes Sapientiae e Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema e Habilitação em Administração Escolar pela Universidade de São Paulo. Especialização na área de Educação a Distância (SENAC). Possui experiência na área de Educação na docência e gestão. Atualmente é diretora pedagógica da Escola Internacional – UniSociesc e formadora do PED – Programa de Especialização Docente oferecido em parceria entre o Centro Lemann para Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira e a Universidade de Stanford.

Leonardo Drummond

Líder de Formação de Professores do Instituto Ânima. Possui certificações em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). É Líder de Formação de Professores do Instituto Ânima. Entusiasta do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e de Tecnologias Educacionais, leciona nos cursos de Pedagogia e Tecnologia da Informação nos Centros Universitários UNA e UniBH. Graduado em Comunicação Social pela PUC Minas, é mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. É autor dos livros Oficina de Educomunicação, Alinhamento Construtivo na Prática e Experiências de Ensino e Aprendizagem na Universidade: diálogos entre Brasil e Finlândia.

Clara Alves Teixeira

Professora nos cursos na área da comunicação do Centro Universitário Una. Coordenadora de marketing no Instituto Ânima. Graduada em Publicidade e Propaganda. Mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Fez parte da equipe de Pesquisas e Tendências em Educação do Instituto Ânima e liderou projetos de inovação e impacto social. Produz conteúdo e promove discussões sobre política, feminismo e ética no Instagram.

Edson Martins

Edson Martins é Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP. É também mestre em Educação: Cultura e Organização Escolar pela USP e Bacharel Licenciado em Ciências Sociais pela USP. Atualmente é Diretor de Formação de Professores no Instituto Ânima, professor da Universidade São Judas Tadeu-SP e consultor em Educação, Currículo e Políticas Públicas para sistemas públicos e privados de Ensino. Já foi Diretor de Desenvolvimento Curricular e Ciências Humanas na Ânima Educação, Coordenador de Extensão e Licenciaturas na Universidade São Judas Tadeu e docente no Ensino Básico, Superior e Pós-Graduação, atividade que exerce há 31 anos.